Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentos > Editais > Centros de formação > CF Artes > Centro de Formação em Artes e Comunicação
Início do conteúdo da página

Centro de Formação em Artes e Comunicação

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 15h23 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 15h58 | Acessos: 18030

 

capa_CPF.png


MISSÃO

Oferecer formação acadêmica em níveis de graduação e pós-graduação nas áreas das Artes e da Comunicação, para as competências de pesquisa, habilitação profissional e educação continuada, visando contribuir com a Cultura e Desenvolvimento Regional do Sul da Bahia.


VISÃO

Tornar-se um Centro de Formação de referência para o Ensino, a Extensão e a Pesquisa no campo das Artes e da Comunicação, na atuação junto a Comunidades, artistas e comunicasdores/as no Sul da Bahia, e em redes de pesquisa internacionais, com competências para a produção e divulgação científica, artística e tecnológica.


GRADUAÇÃO

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um dos cursos de entrada para quem deseja ingressar no mundo das práticas artísticas através da UFSB. A duração do curso de primeiro ciclo é de 3 anos e, ao final, o estudante já recebe a diplomação de Bacharel em Artes. Caso deseje, após a conclusão do primeiro ciclo, o estudante pode continuar seus estudos no Centro de Formação em Artes e Comunicação em áreas de formação profissional como Audiovisual, Jornalismo, Artes Visuais, Produção Sonora, Teatro, Dança e Performance.

ARTES DO CORPO EM CENA

O curso de graduação Artes do Corpo em Cena oferece uma formação a partir de três eixos de conhecimento interligados — teatro, dança e performance — sustentados por quatro esferas de aprendizagem: a teoria, a técnica, a criação e a vivência. Buscando superar e integrar percursos formativos consolidados, como a formação do ator e do dançarino, o curso aposta em um perfil híbrido que pode oferecer respostas às mudanças da cultura contemporânea. Além disso, o curso oferece um percurso formacional sob bases decoloniais.

SOM, IMAGEM E MOVIMENTO

  • Arte e Produção Sonora
  • Artes Visuais
  • Audiovisual

O curso de graduação SIM - Som, Imagem e Movimento oferece ao/à estudante uma formação a partir do encontro das práticas artísticas nos campos do som, da imagem e da imagem em movimento, tendo as mídias e mídias eletrônicas como referência nos processos de criação. São três as habilitações que o curso oferece.

JORNALISMO

O curso bacharelado em jornalismo visa a formação de jornalistas tecnicamente qualificados e com ampla formação humanística e capacidade crítico-reflexiva, para atuar nos setores público e privado, com foco no desenvolvimento sustentável, social e humano na região sul e extremo Sul da Bahia e em outras regiões do país. Os profissionais formados, além de desenvolverem as capacidades necessárias para atuar na apuração e disseminação de informações de interesse público no amplo campo da mídia e comunicação, deverão cultivar uma visão ética, crítica e analítica, podendo responder às exigências de um mercado competitivo e de uma sociedade em transformação, num contexto em que a democratização da informação possui papel fundamental.


ESPECIALIZAÇÃO

PEDAGOGIAS DAS ARTES: LINGUAGENS ARTÍSTICAS E AÇÃO CULTURAL

A EPartes objetiva ofertar um curso de especialização em Pedagogia das Artes para portadores de diploma de nível superior: professores e professoras da educação básica, educadores não-formais, egressos de cursos de bacharelado e de licenciatura, mediadores e agentes culturais, interessados/as em adquirir ou em aperfeiçoar a sua atuação docente para o ensino de Artes.

DRAMATURGIAS EXPANDIDAS DO CORPO E DOS SABERES POPULARES

A EDramaturgias considera as dramaturgias do corpo no campo expandido e pretende-se ampliar a rede de estudos em torno da escritura e dos códigos performáticos, possibilitando diálogos mais intrínsecos com a cultura expressa nas comunidades em que o corpo exerce o papel protagonista enquanto ressignificador dos planos estético, subjetivo e, estritamente, ligado à própria vivência.


FORMAS DE INGRESSO NO CFAC

Estudantes diplomados/as no Ensino Médio

  • SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação

 Estudantes diplomados/as no Ensino Superior

 Estudantes diplomados/as na UFSB

 Estudantes matriculados/as na UFSB

 

Fim do conteúdo da página