Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o I Festival de Escrevivências da UFSB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições abertas para o I Festival de Escrevivências da UFSB

  • Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 19h49
  • Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 19h49
  • Acessos: 1835
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para o I Festival de Escrevivências da UFSB que irá premiar os trabalhos nas seguintes modalidades: 1) Poesia; 2) Prosa (conto ou crônica); 3) Dramaturgia (Cena curta, roteiro cinematográfico ou peça teatral) e 4) Vídeo-poema.

O festival está vinculado ao Projeto de Extensão Observatório de Dramaturgias: práticas e vivências, coordenado pelo prof. Éder Rodrigues, e tem como objetivo fortalecer os espaços  voltados para a experimentação e para a escrita de narrativas e subjetividades. O festival também é uma provoc(ação) aos alunos e alunas da UFSB e comunidade escolar externa para tirar seus escritos da gaveta e dar asas às ideias da cabeça. Segundo o coordenador do projeto, o Festival quer conhecer outras narrativas, histórias e outros jeitos de contar. 

O termo escrevivências vem sendo difundido pela escritora Conceição Evaristo como um processo de escrita que utiliza-se da vivência para tecer narrativas reais, contadas e inventadas que remetem à experiência coletiva.  Escreviver passa a ser um instrumento e um fundamento de tessitura de histórias nos diversos segmentos que, a partir da singularidade e da particularidade grafada, atravessa a experiência do “eu” e se desloca até os territórios e as fronteiras das experiências coletivizadas. 

É exatamente essa experimentação sensível e escritural que o Festival procura fomentar, integrando a comunidade acadêmica com a comunidade escolar externa, já que alunos e alunas de qualquer escola podem participar. 

As inscrições ficam abertas do dia 01 de outubro até o dia 15 de novembro. O anúncio com o nome dos trabalhos premiados serão anunciados no dia 12 de dezembro. A cerimônia de premiação acontecerá no primeiro quadrimestre de 2020 e reunirá todos os participantes e vencedores/as em um encontro coletivo com oficinas voltadas para o desenvolvimento da arte da escrita. Haverá uma premiação tanto para os/as autores/as das obras destacadas como também para as escolas de origem dos/as autores/as. Com esse festival, pretende-se reunir interessados/as em experimentar a arte da escrita em seus diferentes segmentos, pulsões e vivências na Região do Sul da Bahia. 

Esse Projeto de Extensão conta com o apoio da PROSIS/UFSB e foi contemplado pela Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social por meio do Edital n° 14/2019.  

Quer inscrever seu trabalho no I Festival de Escrevivências da UFSB? Acesse o Regulamento abaixo:

Regulamento Festival Escrevivências

registrado em:
Fim do conteúdo da página