Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Notícias

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 14h40 | Última atualização em Quarta, 20 de Agosto de 2025, 12h11 | Acessos: 2785

Presença do Manto Tupinambá: Diplomacia Ancestral e a Mulher Guardiã das Tecnologias

19/08/2025

Aula Magna de Glicéria Tupinambá: 21/08 - quinta - 19h30 
Local: UFSB - Auditório Monte Pascoal.

Nesta quinta-feira dia 21 de agosto, o PPGArtes/CFAC promove a abertura do II Encontro de Pesquisadores/as em Artes do Sul da Bahia, evento reúne artistas, mestres/as de saberes, pesquisadores/as e estudantes do Brasil e do exterior. A pesquisadora e artista Célia Tupinambá é a convidada para proferir a Aula Magna de abertura do encontro intitulada "Presença do Manto Tupinambá: Diplomacia Ancestral e a Mulher Guardiã das Tecnologias".

Glicéria Tupinambá, também conhecida como Célia Tupinambá, é da aldeia Serra do Padeiro, localizada na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, no sul do estado da Bahia. Participa intensamente da vida política e religiosa dos Tupinambá, envolvendo-se sobretudo em questões relacionadas à educação, à organização produtiva da aldeia, aos serviços sociais e aos direitos das mulheres. Mestra em Antropologia Social pela UFRJ. Realizou o documentário Voz das mulheres indígenas (2015), dentre outros trabalhos na área audiovisual, e também a exposição Kwá Yepé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá / Esta é a Grande Volta do Manto Tupinambá, em Brasília (2021). O trabalho sensível e artivista em torno da história de feitura dos mantos, assim como as tradições de sua família e comunidade, ganhou repercussão nacional e internacional pela simbologia da memória do povo tupinambá e de sua resistência.

Lançamento de O manto é feminino, livro ilustrado de Glicéria Tupinambá a partir de desenhos de estudantes do Colégio Indígena Serra do Padeiro (CEITSP).

"O manto é feminino" é um livro ilustrado de Glicéria Tupinambá e ilustrado a partir de desenhos de estudantes do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro (CEITSP). Voltado especialmente para crianças e adolescentes, a história se desenrola a partir do manto tupinambá e seu papel sagrado dentro da história deste povo, especialmente sua relação com as mulheres e no contato travado a partir da colonização. O livro compõe a coleção de materiais didáticos intitulada "Capanga de Aruanda" e seu desenvolvimento contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia e foi editada a partir de uma rede de pesquisa que envolveu mestres do saber e pesquisadores das seguintes universidades do Norte e do Nordeste do país: a UFBA, a UFSB, a UFPB, a UFNT e a UFAC. A publicação foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.


Sociedade e política: o teatro latino-americano ontem e hoje

19/08/2025

Aula Magna da Profa. Sara Rojo: 22/08 - sexta - 19h30 
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro.

Nesta sexta-feira dia 22 de agosto, o PPGArtes/CFAC promove a Aula Magna do II Encontro de Pesquisadores/as em Artes do Sul da Bahia, evento reúne artistas, mestres/as de saberes, pesquisadores/as e estudantes do Brasil e do exterior. A professora Dra. Sara Rojo é convidada para proferir a Aula Magna do encontro intitulada "Sociedade e política: o teatro latino-americano ontem e hoje".

Sara Rojo é uma das principais referências em Teatro Latino-Americano na atualidade. Chilena radicada no Brasil, é diretora teatral, crítica, professora titular aposentada da UFMG, autora de livros, artigos e capítulos publicados sobre as teatralidades da América Latina, literatura e cinema. Possui graduação em Letras pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1979), mestrado (Master of Arts) pela State University of New York (1989), mestrado (Magister en Letras Hispánicas) pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1985) e doutorado em Literaturas Hispânicas (Ph.D) pela State University of New York (1991). Realizou três pós-doutorados: na Università degli Studi di Bologna (2001), na Universidad de Chile (2007) e na Cineteca Nacional de Chile (2019). É bolsista de produtividade do CNPq, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais.


Conheça a programação completa do II Encontro de Pesquisadores/as em Artes do Sul da Bahia

19/08/2025

O Programa de Pós-graduação em Artes da UFSB (PPGArtes) tem o prazer de divulgar a programação completa do II Encontro de Pesquisadores/as em Artes do Sul da Bahia, que acontecerá nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto de 2025. As atividades acontecem na UFSB - Campus Sosígenes Costa e no Centro de Cultura de Porto Seguro.

Entre os destaques da programação, no dia 21/08, às 19h30, acontece a Aula Magna de abertura, intitulada Presença do Manto Tupinambá: Diplomacia Ancestral e a Mulher Guardiã das Tecnologias, com a artista, professora e liderança indígena Glicéria Tupinambá. A atividade ocorrerá no Auditório Monte Pascoal, no Campus da UFSB.

Já no dia 22/08, às 14h, ainda no Auditório Monte Pascoal, ocorre a Mesa Comunidades, tecnologias e territórios, com os/as convidados/as Gizele Martins (UFRJ); Luana Bulcão (UFRJ); João Paulo Malerba (UFJF); Rodrigo Morelato (UFSB). A mediação será feita pela docente Michele Wadja (UFSB).

Neste mesmo dia, às 19h30, no Centro de Cultura de Porto Seguro, haverá a Aula Magna Sociedade e política: o teatro latino-americano ontem e hoje, com a convidada Profa. Dra. Sara Rojo, uma das principais referências em Teatro Latino-Americano na atualidade, diretora teatral, crítica, professora titular aposentada da UFMG.

Já nos dias 28 e 29/08, quinta e sexta-feira, ocorrem as Comunicações Orais, com apresentações dos/as pesquisadores/as que tiveram seus resumos aceitos para participarem do evento. Ao todo, serão 33 apresentações distribuídas em 10 mesas, organizadas em torno dos eixos temáticos Dramaturgias do Corpo e da Cena; Pedagogias das Artes e Processos Artísticos e Comunidades.

O evento conta com apoio do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LECC-UFRJ) através do Projeto “Comunidades, tecnologias e territórios - articulações sociotécnicas e caminhos para participação popular na vida urbana”, contemplado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 22/2024 “Programa Conhecimento Brasil - Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior”.

A programação completa você encontra na Aba Notícias da página oficial do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB: https://ufsb.edu.br/cfartes/noticias/ . Acompanhe outros detalhes pelas redes sociais: @ppgartes.ufsb e @cfac.ufsb. Dúvidas podem ser remetidas para o email: ppgartes@ufsb.edu.br .

BAIXAR PROGRAMAÇÃO COMLPETA DO ENCONTRO


II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras em Artes do Sul da Bahia

09/07/2025

CIRCULAR Nº 1

A comissão organizadora do II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras em Artes do Sul da Bahia tem a satisfação de encaminhar esta Circular nº 1 para a divulgação do evento, informe sobre nova modalidade de participação e calendário de execução.

1. SOBRE O EVENTO:

O Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras em Artes do Sul da Bahia é o evento científico anual do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGArtes-UFSB). O evento é realizado no início do semestre letivo do PPGArtes, tendo como objetivos: 1) Promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores/as, artistas e estudantes dos diferentes campos das Artes; 2) Fomentar a produção artístico-acadêmica, incentivando a disseminação de pesquisas em andamento ou concluídas; 3) Estimular o debate crítico sobre metodologias, epistemologias e práticas de pesquisa no campo das Artes e suas adjacências; 4) Fortalecer redes de colaboração interdisciplinar, ampliando parcerias entre instituições de ensino, centros culturais e grupos/artistas independentes; 5) Impactar o calendário de eventos culturais no território onde o PPGArtes está inserido; 6) Potencializar as pesquisas desenvolvidas nas três linhas de pesquisa do PPG, a saber: “Dramaturgias do corpo e da cena”, “Pedagogias das Artes” e “Processos Artísticos e Comunidades”.

Em sua segunda edição, o Encontro pretende se transformar em um congresso regional, com a presença de artistas, mestres/as de saberes, pesquisadores/as e estudantes do Brasil e do exterior, principalmente aquele/as que se debruçam sobre epistemologias artísticas fora dos eixos hegemônicos. O evento conta com apoio do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LECC-UFRJ) através do Projeto “Comunidades, tecnologias e territórios - articulações sociotécnicas e caminhos para participação popular na vida urbana”, contemplado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 22/2024 “Programa Conhecimento Brasil - Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior” (Edital de Redes CNPq).

O Encontro prevê a submissão de resumos expandidos para apresentações orais em sessões temáticas, com a emissão de certificados de participação e a publicação de anais em domínio digital. Também desenvolverá atividades integradas ao evento de abertura da 2a Turma do Mestrado em Artes da UFSB, incluindo Aulas Magnas com convidados/as externos/as e Mesa Redonda com pesquisadores/as internacionais.

Deste modo, o evento espelha a missão do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) consonantes com a promoção de estudos na área de Artes com foco nos Estudos Contemporâneos, que envolvem a multiplicidade constitutiva da experiência artística e a expansão dos campos poéticos. Sua singularidade reside na proposta de enriquecer e consolidar a reflexão crítica e teórica sobre os modos de criação, circulação e partilha das Artes na contemporaneidade, em um terreno de diálogo entre diferentes campos de pesquisa e epistemes. Os temas centrais de atuação do programa são a Cultura e o Desenvolvimento Regional.

2. NOVA MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO: RESUMO EXPANDIDO

A partir desta edição, o Encontro contará com comunicações orais e publicação de anais, ambas viabilizadas por um processo de submissão de resumos expandidos. Quaisquer trabalhos que venham a compor o II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras em Artes do Sul da Bahia devem, obrigatoriamente, se enquadrar em algum dos eixos temáticos citados abaixo:

EIXO 1: DRAMATURGIAS DO CORPO E DA CENA

Ementa: A linha de pesquisa se concentra nos estudos das dramaturgias expandidas do corpo e da cena, suas formas, tessituras, vivências e práticas artísticas. Dedica-se às artes da cena, aos códigos performáticos e às teatralidades cotidianas, em diálogo com matrizes estéticas não-eurocêntricas. Tendo a genealogia da cena contemporânea como vetor, a linha reúne pesquisas que concebem as corporalidades em suas epistemologias próprias e suas marcas sociais, alimentando a rede criativa em torno da dança, do teatro, da performance e das expressões populares.

EIXO 02: PEDAGOGIAS DAS ARTES

Ementa: A linha abrange pesquisas em torno das Artes e suas Pedagogias em diversos contextos culturais. Parte do interesse pelas subjetividades políticas, poéticas e estéticas contra-hegemônicas, dialogando com projetos que abordam ações culturais, processos de ensino e aprendizagem e práticas artísticas em contextos educacionais formais e não-formais. A linha pretende contribuir para o enriquecimento dos repertórios poéticos e formar pesquisadores/as que partilhem experiências diversificadas no campo da Educação e das Artes.

EIXO 3: PROCESSOS ARTÍSTICOS E COMUNIDADES

Ementa: A linha se concentra nos estudos das materialidades e das práticas artísticas realizadas em comunidades. Por meio da abordagem da dimensão sensível de obras, objetos, gestos e eventos que mobilizam a participação comunitária, busca-se investigar os modos como a estética pode ensejar a própria comunidade como potência – como campo de invenções, de partilha e de disputas. A ênfase nas artes ameríndias, afro-diaspóricas e de coletivos das periferias, e a interface com outros campos acadêmicos tais como a Antropologia, a Comunicação e a Literatura, buscam ampliar os horizontes teórico-conceituais da área de formação do/a pesquisador/a em Artes.

3. SUBMISSÕES DE RESUMOS

As submissões serão realizadas via formulário eletrônico, no qual é necessário informar dados do/a pesquisador/a proponente e filiação institucional, bem como deve ser feita a inserção do resumo expandido. Este deverá obrigatoriamente obedecer o modelo (template) disponibilizado abaixo pela comissão organizadora do II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras em Artes do Sul da Bahia.

Modelo a ser seguido para elaboração do resumo expandido: TEMPLATE_II ENCONTRO_PPGARTES.docx

 

4. CALENDÁRIO

Circular nº 1 08/07/2025
Recebimento de Resumos Expandidos 14/07 a 08/08/2025
Divulgação dos trabalhos aprovados 18/08/2025
Realização do Evento 21 a 29/08/2025
Comunicações Orais 28 e 29/08/2025
Certificados 01/10/2025
Publicação de Anais 01/12/2025

Publicado edital para o Mestrado em Artes na UFSB

26/03/2025

O Programa de Pós-Graduação em Artes, stricto sensu, da Universidade Federal do Sul da Bahia torna público o EDITAL PROPPG Nº 06/2025 para seleção da 2ª Turma do curso Mestrado Acadêmico em Artes, com ingresso no 2º. Semestre de 2025.

O curso é ofertado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro/BA, tendo como área de concentração os Estudos Contemporâneos em Artes, com três linhas de pesquisa: 1) Dramaturgias do Corpo e da Cena, 2) Pedagogia das Artes, e 3) Processos Artísticos e Comunidades.

O Mestrado em Artes da UFSB concentra seus interesses nos processos e nas produções artísticas radicados na diversidade estética e epistêmica que constituem a experiência artística na contemporaneidade. Por meio de perspectivas provenientes de diferentes campos e fronteiras das Artes, busca-se enriquecer e reformular as abordagens sobre processos artísticos, em suas singularidades e complexidades. Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas regulares.


O período de inscrições começa no dia 01/04/2025 e vai até o dia 30/04/2025 e devem ser realizadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do SIGAA:
https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto


Este ano a 1ª etapa (Prova Escrita) poderá ser realizada em qualquer um dos 3 campus da UFSB (CSC/Porto Seguro, CPF/Teixeira de Freitas e CJA/Itabuna).


O Edital do Processo Seletivo pode ser acessado por meio do link: https://ufsb.edu.br/cfartes/documentos/editais/434-ppgartes


Site do PPGArtes: https://ufsb.edu.br/cfartes/pos-graduacao/mestrado


Email do PPGArtes: ppgartes@ufsb.edu.br


O PPGArtes/UFSB promove a palestra “Acervos Musicais Brasileiros” com o musicólogo Paulo Castagna

27/08/2024

O PPGArtes-UFSB convida para a palestra do musicólogo professor doutor Paulo Castagna intitulada “Acervos Musicais Brasileiros” a ser proferida na quinta-feira, 29 de agosto, às 19 horas no Teatro do Centro de Cultura de Porto Seguro.

A palestra abordará os tipos e idades dos documentos e acervos musicais brasileiros, os tipos de instituições custodiadoras e as características básicas dos acervos musicais físicos e digitais, além do mapeamento inicial de acervos físicos e digitais no país. A palestra também apresentará o tipo de trabalho e as atividades envolvidas no processamento de documentos musicais físicos e digitais.

Paulo Castagna é graduado e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, doutor pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, livre-docente pela UNESP e pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, produzindo partituras, livros, artigos, cursos, conferências, programas de rádio e televisão na área de musicologia histórica, e coordenando a pesquisa musicológica para a gravação de CDs. Foi colaborador do Museu da Música de Mariana de 2001 a 2020, é pesquisador PQ do CNPq desde 2007, membro do Conselho Consultivo da Fundação CEREM (Centro de Referência Musicológica José Maria Neves) desde 2013 e atual coordenador dos projetos de inventariação dos acervos musicográficos do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Museu da Obra Salesiana no Brasil.


Referência Nacional na Arte Contemporânea Ayrson Heráclito ministra Aula Magna de encerramento do Evento de abertura do PPGArtes

18/08/2024

O artista-pesquisador e prof. Dr. Ayrson Heráclito, uma das grandes referências nacionais na Arte Contemporânea, é o convidado para proferir a Aula Magna de encerramento do Evento Especial de Abertura do Mestrado em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Com um percurso que atravessa as diferentes áreas da cena, das pedagogias das Artes e dos processos artísticos em comunidades, Ayrson Heráclito irá proferir a Aula Magna intitulada “Yorùbáiano: cosmopercepção e ritualidade em poética visual afro brasileira”.

As ações criativas que engendram os caminhos poéticos da obra de Ayrson Heráclito, formulam conceitos, interpretam oralidades, materializam e problematizam sistemas simbólicos sobre a cultura afro-brasileira. Através de uma investigação acadêmica iniciada na década de 1990, o artista, sistematizou e elegeu três materiais orgânicos para pensar o ethos cultural de um corpo compreendido como afro-diaspórico: o açúcar, a carne de charque e o azeite de dendê.

Partindo do contexto histórico da colonização e da escravização de povos africanos no Brasil, expropriados da sua humanidade, para serem usados como mão de obra no cultivo e no refino da cana-de-açúcar, o artista começou a conceber o conceito de corpo afro-diaspórico. Ayrson Heráclito transita em diferentes linguagens das artes visuais: pintura, desenho, escultura, fotografia, audiovisual, instalação e performance. Como professor do Centro de Artes e Humanidades e Letras da UFRB, sistematizou sua pesquisa na academia obtendo os títulos de Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (na linha de pesquisa de História da Arte). Heráclito acumula diferentes incursões nas artes, pelas quais transita há mais de três décadas. Suas obras já foram expostas em espaço decisivos para os caminhos da arte na contemporaneidade, seja em espaços históricos do sistema das artes na Europa e EUA, seja em lugares de potência no chamado Sul Global do circuito contemporâneo da América Latina, África e Ásia.

A Aula Magna de encerramento do evento acontecerá no dia 23/08, às 20h00 no Auditório Monte Pascoal, Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro/BA.

A comunidade do Centro de Formação em Artes e Comunicação se sentirá honrada com a presença de todas/os/es. Este evento conta com o apoio do EDITAL PROPPG Nº 09/2024 da – PROPPG/UFSB.

Fotografia: Lucas Assis


PPGArtes realiza o I Encontro de Pesquisadoras/es em Artes da UFSB

18/08/2024

No próximo dia 23 de agosto, dentro da Programação Especial de Abertura do Mestrado, o PPGArtes promove o I Encontro de Pesquisadores/as em Artes da UFSB com o tema “O impacto das Artes no campo interdisciplinar de conhecimentos: processos, pesquisas e diálogos interepistêmicos”.

O evento reunirá o corpo docente e o corpo discente do Programa em torno dos projetos de pesquisa em curso, seus desafios e impactos nos estudos contemporâneos em Artes. Além dos convidados especiais e artistas- pesquisadores Arissana Pataxó e Ayrson Heráclito, o encontro contará com a mediação dos docentes Profa. Dra. Keu Apoema, Profa. Dra. Fabiana de Lima Peixoto e Prof. Dr. Gessé Almeida Araújo, do Campus CJA, que integram o corpo docente do PPGArtes.

O evento acontecerá no dia 23 de agosto, às 14h00 na Sala Mata Medonha, do Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro/BA. Este evento conta com o apoio do EDITAL PROPPG Nº 09/2024 da – PROPPG/UFSB.


PPGArtes realiza o I Encontro de Pesquisadoras/es em Artes da UFSB

18/08/2024

No próximo dia 22 de agosto, o PPGArtes/CFAC promove o Evento Especial de Abertura do Mestrado em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Para celebrar o início das atividades do PPGArtes — fortemente filiado às vertentes epistemológicas decoloniais e contracoloniais —, a artista-pesquisadora Ma. Arissana Pataxó é a convidada para proferir a Aula Magna de abertura do evento intitulada "Arte, território e saberes ancestrais na contemporaneidade”.

Arissana Pataxó é artista visual, professora e pesquisadora. É indígena natural de Porto Seguro/Bahia e pertence ao povo Pataxó. Para a realização das suas obras faz uso de várias técnicas e suportes trazendo discussões que permeiam vivências junto a sua família e ao seu povo, com temáticas que discutem luta, território e memória. Desde 2005 vem realizando diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, tendo também participado de exposições coletivas em Portugal, Noruega, Inglaterra e Estados Unidos. Atua na educação escolar indígena desde 2002, desenvolvendo também atividades com formação de professores e produção de material didático. Possui graduação em Artes Plásticas, mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e atualmente é doutoranda em Artes Visuais pela mesma universidade. Em 2024 fez parte da curadoria do Pavilhão Hãhãwpuá na Bienal de Veneza juntamente com Denilson Baniwa e Gustavo Caboco. Destaca-se nesse mesmo o ano, a sua atuação junto com Sandra Benites e Francineia Baniwa como titular na Cátedra Olavo Setúbal de Arte da USP.

No mesmo dia, antes da Aula Magna, teremos a Solenidade de Inauguração das atividades do Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Profa. Dra. Maria do Carmo Rebouças.

A Solenidade de abertura e a Aula Magna acontecerão no dia 22/08, às 19h30, no Centro de Cultura de Porto Seguro/BA.

A comunidade do Centro de Formação em Artes e Comunicação se sentirá honrada com a presença de todas/os/es. Este evento conta com o apoio do EDITAL PROPPG Nº 09/2024 da – PROPPG/UFSB.

Fotografia: Jussimar Guedes.


Abertas as inscrições para o Mestrado em Artes na UFSB

12/03/2024

Estão abertas as inscrições para o Edital nº 01/2024 para preenchimento de vagas do Programa de Pós-Graduação em Artes, curso de Mestrado Acadêmico, com ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2024.

Trata-se da 1° seletiva para o curso de Mestrado em Artes da UFSB, aprovado pela CAPES no ano passado. Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas regulares.

A área de concentração do Mestrado é em Estudos Contemporâneos em Artes, com três linhas de pesquisa: 1) Dramaturgias do Corpo e da Cena, 2) Pedagogia das Artes, e 3) Processos Artísticos e Comunidades.

O Mestrado em Artes tem como objetivo oferecer formação acadêmica de excelência para a pesquisa, a docência e as práticas artísticas, junto às ações desenvolvidas pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, sediado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, onde o curso será ofertado.

O período de inscrições começa no dia 12/03/2024 e vai até o dia 12/04/2024 e devem ser realizadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do SIGAA:
https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto

A 1ª etapa (Prova Escrita) poderá ser realizada em qualquer um dos 3 campus da UFSB (CSC/Porto Seguro, CPF/Teixeira de Freitas e CJA/Itabuna, e também na UFBA (Salvador) e UFRB (Campus Cachoeira).

O Edital do Processo Seletivo pode ser acessado por meio do link:
https://ufsb.edu.br/cfartes/documentos/editais/411-selecao-de-mestrado-para-2024-edital-n-01-2024

Mais informações pelo email:
selecao.ppgartes.ufsb@gmail.com

Site do PPGArtes:
https://ufsb.edu.br/cfartes/pos-graduacao/mestrado

Email do PPGArtes:
ppgartes@ufsb.edu.br


Previsão de abertura da primeira turma do Mestrado em Artes em 2024

05/12/2023

 

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2023, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Artes/UFSB — recém aprovado no processo de análise de APCN da CAPES —, participou do Seminário de Meio Termo da área de ARTES, em Brasília/DF.

O Seminário de Meio Termo reuniu os representantes dos Programas de Pós-graduação em Artes de todo o país para discutir e planejar as metas e diretrizes da área para fins de avaliação, além do compartilhamento de experiências e direcionamentos junto aos cursos que serão implantados, caso do Mestrado Acadêmico em Artes, do Centro de Formação em Artes e Comunicação, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Os cursos novos de mestrado e doutorado submetidos e aprovados pela CAPES devem ainda aguardar a publicação do parecer de autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), com posterior homologação do Ministro da Educação, antes de iniciar as suas atividades, conforme estabelecido pela Resolução CES/CNE nº 7, de 11 de dezembro de 2017.

A expectativa é que, após o fluxo previsto, a efetiva implantação do Mestrado em Artes na UFSB ocorra em 2024, juntamente com a publicação do primeiro edital de seleção. Após receber várias mensagens solicitando maiores informações sobre o novo curso de Mestrado Acadêmico em Artes, o Centro de Formação em Artes e Comunicação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB divulgam esse comunicado oficial a toda a comunidade sobre os preparativos para a implantação do curso e nova perspectiva de publicação do primeiro edital seletivo para o ano de 2024.

O email institucional para mais informações é ppgartes@ufsb.edu.br .

registrado em:
Fim do conteúdo da página