Bacharelado Interdisciplinar em Ciências - CJA
Apresentação do Curso
Título profissional: Bacharel Interdisciplinar em Ciências
Área de conhecimento: Ciências
Modalidade: Bacharelado presencial
Duração: 9 quadrimestres (3 anos)
Turno: vespertino e noturno
Número de vagas: 40
Área de atuação:
Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências estarão aptos, no âmbito profissional, a desempenhar funções onde se requer uma formação superior generalista, principalmente aquelas que requerem conhecimento em Ciência e Tecnologia. Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar especificamente nas seguintes áreas:
1. Instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia.
2.Instituições industriais, comerciais e financeiras.
3.Instituições de pesquisa e apoio em Ciência e Tecnologia.
4.Desenvolvimento do empreendedorismo, com inovações científicas, tecnológicas em diferentes setores do comércio, da indústria e da agricultura.
5.Organizações do terceiro setor (cargos intermediários de gestão, notadamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico).
6.Cargos variados vinculados a concursos públicos que exijam apenas nível superior.
7.Atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu .
8.Curso de pós-graduação stricto sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou em outras instituições.
9.Ingresso em cursos de 2º Ciclo da própria UFSB, correlacionados à grande área de Ciências Naturais, Matemática, Computação, Estatística e Tecnologia.
Perfil do egresso:
O profissional formado no BI-Ciências deve estar apto a aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias no campo das ciências, hábil tecnicamente, sem prescindir dos requisitos humanísticos, éticos e solidários para o trabalho e a vida em sociedade. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo das ciências, em perspectiva interdisciplinar, o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade.
O BIC/CJA considera as seguintes macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:
1.Compreender/conhecer a complexidade da realidade, especialmente nos campos das Ciências Naturais, Matemática, Computação e Tecnologia.
2.Apreender capacidade de abstração, reflexão, interpretação, análise, síntese, investigação, criação e solução de problemas, combinando distintos campos do conhecimento, em particular nas Ciências Naturais, Matemática, Computação e Tecnologia.
3.Atuar em prol da transformação da realidade por meio de práticas interdisciplinares em equipe interprofissional.
4.Agir com autonomia e auto-organização, comprometendo-se com a educação permanente.
5.Desenvolver proficiência em língua portuguesa e em línguas estrangeiras e demonstrar capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia.
6.Empregar com eficiência recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas profissionais de seu campo de atuação.
7.Desenvolver a capacidade crítica sobre o uso e exploração do ambiente natural.
8.Desenvolver ou aprimorar o empreendedorismo científico, tecnológico, ambiental, e socioeconômico.
Além das competências listadas acima, o BIC/CJA considera essenciais o desenvolvimento das seguintes competências valorativas e compromissos éticos:
1.Responsabilidade social e compromisso cidadão.
2.Valorização e respeito pela diversidade sociocultural.
3.Consolidação dos valores democráticos na sociedade contemporânea.
4.Expansão e consolidação da visão ampliada das Ciências e da Tecnologia.
5.Reconhecimento da interdisciplinaridade como forma eficiente e efetiva de melhorar a atuação do profissional de Ciências da Natureza, Matemática, Computação e Tecnologia.
6.Preservação do meio ambiente, uso racional e otimizado dos recursos naturais.
7.Busca da equidade socioeconômica.
8.Compromisso ético-político no campo da Ciência e da Tecnologia.
9.Compromisso com a permanente atualização sobre os saberes do campo das Ciências da Natureza, Matemática, Computação e Tecnologia.
10.Conduzir-se de acordo com preceitos éticos e deontológicos.
Corpo Docente
Adriano de Jesus da Silva
Bacharel (2001) e Mestre em Física (2005), Doutor em Fisiologia, com área de concentração em Neurofisiologia (2011). Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Bruno Borges Deminicis
Graduado em Zootecnia (2004), Mestre em Produção Animal com ênfase em Forragicultura e Pastagens, Ovinocaprinocultura (2005), Doutor em Produção Vegetal com área de concentração em Fitotecnia, Forragicultura e Pastagens. Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas - BA.
Carlos Eduardo Pereira
Graduado em Agronomia (2004), Mestre (2006) e Doutor (2009) em Agronomia (Fitotecnia) com ênfase em Tecnologia de Produção de Sementes. Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Danielle Oliveira Costa Santos
Bacharel (2002), Mestre (2004) e Doutora em Física (2009). Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Edison Rogerio Cansi
Bacharel em Medicina Veterinária (2003), Mestre (2007) e Doutor em Biologia Animal (2011). Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Fabrício Lopes de Carvalho
Bacharel em Ciências Biológicas (2007), Mestre em Sistemas Aquáticos Tropicais (2009), Doutor em Ciências (Biologia Comparada) (2014). Professor Adjunto A da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Fernando Mauro Pereira Soares
Graduado em Ciências Biológicas (1988), Mestre em Agronomia (1993) e Doutor em Microbiologia (2000). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Gerson dos Santos Lisboa
Graduado em Engenharia Florestal (2006), Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa (2014), Mestre em Ciências Florestais (2009), Doutor em Engenharia Florestal (2014). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna, BA.
Humberto Actis Zaidan:
Graduação em Agronomia, Mestrado em Ciências (Fisiologia e Bioquímica de Plantas) e Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas). Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Ciências e Artes (IHAC) Campus Jorge Amado e Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais (CFCTAf).
Jomar Gomes Jardim:
Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Botânica e Doutorado em Botânica. Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Ciências e Artes (IHAC) do Campus Jorge Amado e Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais (CFCTAf).
Jannaina Velasques da Costa Pinto
Graduada em Engenharia Agronômica (2001), Mestre em Agronomia (2012) e Doutora em Agronomia (2015). Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Centro de Formação em Ciências Agroflorestais, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Jeane Almeida
Graduada em Ciências biológicas (1995), Mestre (1999) e Doutora (2003) em Ciências Biológicas (Zoologia). Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
João Carlos Medeiros
Graduado em Engenharia Agronômica (2005), Mestre em Manejo do Solo (2008) e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas (2012). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Centro de Formação em Ciências Agroflorestais, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Joseline Pippi
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (2004), Mestre (2005) e Doutora (2012) em Extensão Rural. Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Centro de Formação em Ciências Agroflorestais, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Khétrin Silva Maciel
Graduada em Engenharia Agronômica (2013), Mestre em Produção Vegetal (2015) e Doutora em Produção Vegetal (2018). Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Centro de Formação em Ciências Agroflorestais, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Lauro Barbosa
Graduado em Física (2001), Mestre (2003) e Doutor em Física (2007). Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amando, Itabuna - BA.
Mara Lúcia Agostini Valle
Graduada em Engenharia Florestal (2007), Mestre em Ciências Florestais (2009) e Doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira (2014). Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Centro de Formação em Ciências Agroflorestais, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Marcelo Teles
Graduado em Engenharia de Agrimensura (2003), Mestre em Geofísica (2005) e Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo (2011). Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amando, Itabuna - BA.
Márcio Roberto de Garcia Maia
Bacharel em Física (1979), Diploma de Aperfeiçoamento em Matemática (1982) e Mestre em Engenharia Elétrica (1985) pela UFRN; Ph.D. em Física/Astronomia (1994) pela University of Sussex (Inglaterra). Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Matheus Ramalho de Lima
Licenciado em Ciências Agrárias (2006), Mestre (2009) e Doutor (2012) em Zootecnia. Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Centro de Formação em Ciências Agroflorestais, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Milton Ferreira da Silva Junior
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Sociologia Rural e Doutorado em Educação. Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Ciências e Artes (IHAC) do Campus Jorge Amado e Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais (CFCTAf).
Ricardo de Araújo Kalid
Graduado (1988), Mestre (1991) e Doutor (1999) em Engenharia Química. Vice-coordenador da Rede de Tecnologia Limpa – TECLIM. Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades,Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Rosane Rodrigues da Costa Pereira
Engenheira Agrônoma (2004), Mestre (2005) e Doutora (2008) em Agronomia/Entomologia e especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas (2018). Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Jorge Amado, Itabuna - BA
Silvia Kimo Costa
Arquiteta e Urbanista (2003), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2008) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2014). Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Tácia Costa Veloso
Bacharel em Química Industrial (2009), Graduada em Engenharia Metalúrgica (2014), Mestre (2012) e Doutora (2016) em Engenharia de Materiais. Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, Itabuna - BA.
Redes Sociais