Bacharelado em Políticas Públicas
Apresentação do Curso
Diplomação: Bacharel/la em Políticas Públicas
Carga horária total do curso: 3.000h (três mil horas)
Período mínimo para integralização do curso: 14 quadrimestres letivos (Primeiro Ciclo: 9 quadrimestres e Segundo Ciclo: 5 quadrimestres)
Período máximo para a integralização do curso: 28 quadrimestres letivos (Primeiro Ciclo: 18 quadrimestres e Segundo Ciclo: 10 quadrimestres)
Estágio: Não há previsão de estágio obrigatório.
Turno de oferta: noturno
Número de vagas por turno: 40 vagas anuais
Campus de oferta: Campus Jorge Amado
Área de atuação:
Profissionais formadas/os pelo Bacharelado em Políticas Públicas terão a capacitação para trabalhar não apenas no setor público, como gestores, assessores e consultores junto a prefeituras e câmaras de vereadores, mas também poderão atuar junto ao Ministério Público e outras instâncias do Poder Judiciário e órgãos de controle.
Em empresas privadas, a/o Bacharel em Políticas Públicas é capaz de atuar no âmbito das relações governamentais e institucionais, da responsabilidade socioambiental ou da prestação de consultoria para desenvolvimento de serviços que tenham interface com o setor público. São opções, ainda, atuação em institutos, fundações empresariais e entidades paraestatais, como aquelas do Sistema S (SESC, SESI, Senai). No setor público não-governamental, o gestor de políticas públicas pode realizar trabalho de analista, consultor ou gestor de projetos.
Desta forma, o Curso pretende formar profissionais preparadas/os para atuar, especialmente, nas áreas:
- Esfera pública federal, estadual e municipal - executivo ou legislativo.
- Organismos internacionais e supranacionais de governança global.
Terceiro Setor.
- Setor privado nas áreas de relacionamento com o Estado ou responsabilidade social.
Perfil do egresso:
A/O profissional formada/o estará habilitada/o para compreender a complexa máquina que compõe o Estado e as demais instituições que com ela/ele atuam, bem como para atuar em processos de planejamento, implementação e avaliação das políticas públicas, em áreas variadas e em distintos contextos políticos, econômicos e sociais, através de mecanismos inovadores e que visem a produção dos melhores resultados em termos sociais.
Por meio de uma formação interdisciplinar, a/o estudante irá desenvolver sua compreensão a respeito da importância do contexto econômico, político e social na formulação de estratégias, no desenho, na implementação e na avaliação de programas e de políticas públicas. Terá formação teórica suficiente e amplo conhecimento técnico-científico para atuar em órgãos públicos, empresas estatais, agências reguladoras, organizações não governamentais e em empresas onde o conhecimento sobre o funcionamento do Estado e suas instituições é uma capacidade demandada.
As habilidades e competências esperadas de um/uma egresso/a do Bacharelado em Políticas Públicas da UFSB, em consonância com as Diretrizes Curriculares da área (instituídas pela Resolução no 1 de 2014 do Conselho Nacional de Educação), são:
- Reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;
- Apresentar soluções para processos complexos, inclusive de forma preventiva;
Desenvolver consciência quanto às implicações éticas do exercício profissional, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável à sua atuação;
- Estar preparado para participar, em diferentes graus de complexidade, do processo de tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com métodos quantitativos e qualitativos na análise de processos econômicos, sociais, políticos e administrativos;
- Expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação e às comunicações interinstitucionais;
Ter iniciativa, criatividade, determinação e abertura ao aprendizado permanente e às mudanças.
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