Histórico dos Cursos de Pós-Graduação do CFTCI
Atualmente, dos Cursos de Graduação previstos para a área de Gestão Territorial Sustentável do CFTCI/UFSB, já foram implantados os Cursos de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade (início 2° Ciclo em setembro de 2017), Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Transportes e Logística (iniciados em 2° Ciclo em setembro de 2019).
Para atender à demanda docente, foram realizados processos de redistribuição de docentes de outras instituições e dois concursos públicos realizados nos anos de 2017 e 2018, o que permitiu a contratação de docentes de diversos perfis relacionados com os cursos de Engenharia implantados.
Dessa forma, na medida em que os Cursos foram sendo implantados, os novos docentes foram sendo contratados e incorporados aos já existentes, sendo vinculados às áreas temáticas relacionadas com a Gestão Territorial Sustentável. Dos docentes contratados, a maioria faz parte do corpo docente da proposta do PPGEUA.
A articulação desse grupo de docentes em atividades de pesquisa (além do ensino) teve início através dos editais de iniciação científica da UFSB, quando as áreas de atuação dos docentes foram sendo consolidadas. Desde 2015, os docentes da presente proposta foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica, sendo que, no edital de 2019 foram 11 bolsas disponibilizadas. As participações em orientações e bancas de TCC também permitiram a integração dos docentes em atividades de pesquisa.
Outra forma de articulação de docentes foram os editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB (PROPPG UFSB) para apoio a projetos de pesquisa, especificamente o Edital n° 06/2019 - Auxílio a projetos de pesquisa, criação e inovação e o Edital n° 10/2019 - Auxílio à pesquisa em temas relativos aos efeitos do derramamento de óleo no Litoral do Sul da Bahia, nos quais foram contemplados, respectivamente, 4 e 2 projetos de pesquisa de docentes do CFTCI. Esses editais estimularam a criação de projetos de pesquisa interdisciplinares, fortalecendo as equipes docentes.
Essas atividades elencadas permitiram a reunião de esforços para a criação do Curso de Especialização em Engenharia Ambiental Urbana (iniciado em maio de 2019), com duas áreas de concentração (Poluição Ambiental e Saneamento, e Mobilidade e Sustentabilidade Urbana), definidas estrategicamente para fornecer articulação com os cursos de graduação em Engenharia, possibilitando a formação continuada dos estudantes egressos desses cursos.
A primeira turma da Especialização contou com mais de 100 inscritos, sendo selecionados 35 estudantes da região. A especialização alcançou de maneira satisfatória seus objetivos institucionais, ou seja, se aproximar das instituições da região e do setor produtivo relacionado com os setores urbano e ambiental, aumentar a produção científica da equipe, e proporcionar maior experiência em orientação dos jovens docentes recém-contratados.
Nesse contexto, foi elaborada a proposta de Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Urbana (PPGEAU), que visa, de forma articulada aos Cursos de Graduação e à especialização em Engenharia Ambiental Urbana, formar recursos humanos altamente qualificados e desenvolver ciência, tecnologia e inovação para atuação nos principais problemas urbanos e ambientais da sociedade moderna, com a contribuição para o desenvolvimento sustentável da Região Sul da Bahia. Assim, os estudantes da graduação e da especialização serão capacitados para terem condições de ingressar no PPGEAU.
Redes Sociais