Sobre o IHAC-CSC
O Instituto de Humanidades Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa (IHAC-CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia, situado em Porto Seguro, foi instituído através da Carta de Fundação da Universidade, sendo concebido originalmente e tendo abrigado, até 2019, todos os cursos de 1o ciclo do regime de formação: Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e Licenciaturas Interdisciplinares (LIs). Desde então, foi a unidade responsável pelos cursos de graduação: BIS, LIAT, LICHST, LICNT, LILT e LIMCT e iniciou suas atividades em 08/09/2014, sendo a primeira Universidade Federal no Extremo Sul da Bahia.
Atribuições do Decanato
As atribuições do Decanato seguem a Resolução UFSB Nº 017/2016:
- Implementar deliberações da Congregação;
- Organizar e acompanhar atividades acadêmicas no âmbito da Unidade;
- Apoiar os Colegiados de Curso na execução de atividades e no cumprimento de metas previstas no Planejamento Acadêmico Anual;
- Supervisionar as instâncias e órgãos de gestão acadêmica na execução das atividades, atos e serviços no âmbito da Unidade Universitária;
- Acompanhar e avaliar o processo de implantação e consolidação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos;
- Subsidiar análises desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica, acerca da criação, extinção, desmembramento, fusão ou alteração de cursos no âmbito da Unidade Universitária;
- Promover a interlocução entre as Unidades Universitárias;
- Fomentar cooperação científica, tecnológica e artística interuniversitária;
- Promover a integração das unidades da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários e dos Complexos Integrados de Educação no respectivo campus.
- Convocar e presidir reuniões da Congregação, com a prerrogativa de exercer o voto de qualidade.
- Representar a Unidade Universitária no CONSUNI e em todos os órgãos colegiados da Universidade;
- Dar cumprimento às decisões dos Conselhos Superiores no âmbito da Unidade Universitária;
- Desempenhar funções de gestão acadêmica da Unidade Universitária;
- Responsabilizar-se pelo apoio à gestão acadêmica;
- Supervisionar as atividades da Secretaria Acadêmica da sua Unidade Universitária;
- Instituir comissões e grupos de trabalho, especificando expressamente a respectiva competência;
- Manifestar-se sobre pedidos de remoção, transferência ou movimentação de docentes da ou para a Unidade e submetê-los à aprovação da Congregação;
- Supervisionar órgãos, atos e serviços vinculados à unidade.
Até o presente momento, teve como gestores(as) no decanato os(as) seguintes docentes:
Profa. Dra. Silvia La Regina | Decana pro tempore | 09/2013 a 09/2014 |
Prof. Dr. Jorge Antônio Silva Costa | Decano pro tempore | 09/2014 a 05/2015 |
Prof. Dr. Sérgio Barbosa de Cerqueda | Vice-decano | - |
Prof. Dr. Rogério Ferreira | Decano pro tempore | 05/2015 a 07/2017 |
Profa. Dra. Rosângela Pereira de Tugny | Vice-decana | - |
Prof. Dr.Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes | Decano | 07/2017 a 08/2021 |
Profa. Dra. Angela Maria Garcia | Vice-decana | - |
Profa. Dra. Maria do Carmo Rebouças dos Santos | Decana | 08/2021 a 05/2022 |
Prof. Dr. Francisco de Assis Nascimento Jr | Vice-decano | - |
Prof. Dr. Francisco de Assis Nascimento Jr | Decano | 08/2022 - atual |
Profa. Dra. Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito | Vice-decana | - |
Atribuições do Colegiados de Curso
As atribuições dos Colegiados de curso também seguem a Resolução UFSB Nº 017 /2016:
- Coordenar e zelar pelas atividades de ensino-aprendizagem, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), homologado pela Congregação e aprovado pelo CONSUNI.
- Implementar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado pelo CONSUNI.
- Analisar e emitir parecer acerca das recomendações de atualização do PPC encaminhadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE);
- Propor políticas para o desenvolvimento de ensino, pesquisa, criação, inovação e cooperação técnica no âmbito do curso, em conformidade com o planejamento acadêmico da UFSB e com as Resoluções dos Órgãos Colegiados Superiores;
- Propor expansão, modificação e extinção do curso, bem como ampliação ou redução da oferta de vagas;
- Apreciar e aprovar Planos de Ensino-Aprendizagem, Programas e Planos de Atividades de Componentes Curriculares, propondo alterações, quando necessário;
- Avaliar quadrimestralmente a execução dos Planos de Ensino-Aprendizagem, Programas e Planos de Atividades dos Componentes Curriculares.
- Apresentar propostas de atividades extracurriculares necessárias ao bom funcionamento do curso;
- Promover o planejamento pedagógico anual dos Componentes Curriculares ofertados a cada quadrimestre letivo;
- Deliberar sobre processos administrativos de natureza acadêmica
Atribuições da Coordenação de Curso
As atribuições das Coordenações de curso seguem a Resolução UFSB Nº 017 /2016:
Art. 19. Compete ao/à Coordenador/a do Colegiado de Curso e, em suas ausências e impedimentos, ao/a Vice-Coordenador/a:
- Convocar e presidir as reuniões;
- Zelar pela aplicação do Plano Pedagógico do Curso;
- Designar relatoria para assuntos de pauta que demandem deliberação da plenária;
- Dar voto de qualidade, nos casos de empate, nas decisões do Colegiado;
- Participar como membro/a nato da Congregação da Unidade Universitária;
- Representar o Colegiado junto aos demais órgãos da UFSB e de outras instituições;
- Exercer atribuições previstas nas demais normas da UFSB;
- Cumprir e fazer cumprir esta Resolução.
Art. 20. As reuniões do Colegiado de Curso terão periodicidade mensal durante o quadrimestre letivo, ou extraordinariamente, mediante justificadas razões, seguindo os procedimentos estabelecidos para o funcionamento dos Órgãos Colegiados da UFSB, conforme a Resolução CONSUNI n° 15/2015.
Os Cunis
Os CUNIs estão implantados em instalações da rede estadual de ensino médio, por meio de um convênio assinado com o Governo do Estado da Bahia. Essa rede tem por objetivo contribuir para ampliar a inclusão social por meio do ingresso na educação superior e funciona geralmente em turno noturno, mas com algumas unidades também com ofertas no vespertino.
Atualmente, o Campus Sosígenes Costa da UFSB mantém os Colégios Universitários nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, respectivamente em:
- Porto Seguro
Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro
- Gen. Freitas, 57 - Centro, Porto Seguro - BA, 45810-000
- Santa Cruz Cabrália
Colégio Estadual Terezinha Scaramussa
Praça Terezinha Scaramussa - Centro, Santa Cruz Cabrália - BA, 45807-000
- Eunápolis
Complexo Integrado de Educação de Eunápolis
R. Paulino Mendes Lima, 674 - Centro, Eunápolis - BA, 45825-000
Após efetivação da reestruturação acadêmico-administrativa da Universidade, a maioria dos BIs foi vinculada a Centros de Formação, permanecendo sob a gestão do IHAC-CSC todas as LIs ofertadas no campus, além do BIS - que teve a entrada de estudantes suspensa e se encontra em processo de extinção. Ademais, permaneceu no IHAC o Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER).
Desta forma, o IHAC passou por redirecionamento do seu perfil, com maior ênfase e vínculo com a formação inicial e continuada de professores(as) e a responsabilidade institucional com a Educação Básica, já demarcada anteriormente pela gestão local dos Colégios Universitários (CUNIs) e dos Complexos Integrados (CIEs)..
Os CIEs, que são projetos que preveem oferta de educação integral em tempo integral, com forte articulação entre Universidade e Educação Básica, contam com uma coordenação de práticas pedagógicas, cuja principal função é estabelecer um diálogo entre a escola pública e a universidade, fomentando ações de formação dos professores e estudantes da Educação Básica e dos estudantes das Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB, por meio de projetos de docentes da Universidade e da escola. Atualmente, atua nesta função de coordenação de práticas, no CIEPS, a professora Elaine Santos Dias.
Para mais informações sobre as ações desenvolvidas por cada IHAC da UFSB, recomenda-se a leitura do documento intitulado “Diagnóstico e Proposta de Planejamento dos Institutos de Humanidades, Artes e Ciências da UFSB“, disponível em https://ufsb.edu.br/ihac/images/Relatorios_Gestao_IHAC-CSC/Diagnstico-e-Proposta--IHACs-CJA-CPF-CSC.pdf
Gestão dos Colégios Universitários
Desde 11 de agosto de 2021, a Rede CUNI da UFSB passou a ter sua coordenação centralizada, sendo sua gestão assumida pela professora Caroline Caputo (CPF), que substituiu a professora Ângela Maria Garcia (CSC). A lista abaixo ilustra ações típicas da coordenação da Rede CUNI junto ao Campus Sosígenes Costa:
- Providenciar recursos humanos, materiais e digitais para que as aulas aconteçam da melhor forma possível para estudantes e docentes;
- Acompanhar a oferta de componentes e locação dos docentes, o que pode ser facilitado com uma coordenação específica para a FG;
- Organizar turmas/CCs junto com a SECAD;
- Recepcionar estudantes;
- Orientar estudantes quanto ao percurso acadêmico;
- Mediar conflitos - que não são poucos, entre estudantes e docentes; e entre estudantes e as escolas que abrigam os CUNIs;
- Fazer reuniões com os estudantes sobre regras e reclamações das escolas;
- Buscar soluções para problemas operacionais, que impactam nos trabalhos acadêmicos;
- Mediar situações que surgem entre escola e docentes; entre escolas e universidade;
- Fazer reuniões com docentes atuantes nos CUNIs, quando surgem problemas que os envolvam ou para solicitar procedimentos de cooperação e cuidados com os equipamentos;
- Solicitar aos docentes da universidade que desenvolvam projetos, nas escolas onde funcionam os CUNIs, preferencialmente proporcionando interação entre estudantes e docentes das mesmas;
- Fazer contato com prefeituras e polícia sobre problemas de segurança nas escolas; Nas situações dos furtos que aconteceram na escola acolhedora do CUNI Cabrália, foi necessário ir algumas vezes à delegacia e ao batalhão da PM;
- Nessas mesmas situações, recorrer também ao Poder Executivo Municipal, por meio de ofícios, solicitando audiência para tratar de cooperação com a segurança;
- Fazer plantões nos CUNIs para atendimento aos estudantes, especialmente em períodos de matrícula em componentes curriculares;
- Acompanhar a assistente social, quando da abertura de editais para auxílios e bolsas;
- Substituir Assistente Operacional em situações emergenciais;
- Acompanhar e administrar as demandas para usos das salas, para além das aulas dos componentes das turmas do CUNI;
- Participar de atividades promovidas pelos estudantes ou docentes, nos componentes;
- Participar de atividades das escolas acolhedoras como feiras, jornadas ou algum projeto específico;
- Fazer reuniões com os Assistentes Operacionais para ficar a par dos andamentos dos trabalhos;
- Demandar da Coordenação do Campus obras e serviços necessários para as salas dos CUNIs;
- Mediar as atividades dos Assistentes Operacionais com a Administração do Campus;
- Reunir-se com as direções dos colégios em busca de soluções de problemas estruturais, de segurança e comportamentos dos estudantes ou docentes, quando recebemos reclamações;
- Contribuir, por meio de expertise de alguns de nossos docentes, com a construção de Projetos Pedagógicos e Jornadas pedagógicas nas escolas acolhedoras dos CUNIs;
- Convidar escolas a conhecerem a universidade e como funcionam os CUNIs;
- Realizar reunião com o NTE da região, visando parcerias com as escolas e expansão da Rede de Colégios Universitários;
- Estar à disposição para não deixar os problemas crescerem
Estrutura Física
Infraestrutura do Campus Sosígenes Costa |
||||
Ambiente/Salas |
Quant. |
Objetivo |
Descritivo |
Recursos |
Salas de Segurança |
4 |
Utilização Vigilância |
Salas de uso exclusivo da vigilância e portaria do campus |
Rádio, computador, equipamentos diversos |
Salas de Aula |
27 |
Aulas e Palestras |
Salas para ministrar aulas e palestras |
Kit Escolar, Lousa, Kit multimidia (computador, TV 55", caixa de som com microfone), diversos |
Salas de Aula fora de Sede |
9 |
Aulas e Palestras |
Salas para ministrar aulas e palestras |
Kit Escolar, Lousa, computador, TV 55", caixa de som com microfone, diversos |
Salas Administrativas |
18 |
Utilização por servidores e colaboradores |
Salas para o trabalho acadêmico administrativo dos servidores |
Mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Salas Administrativas fora de Sede |
2 |
Utilização por servidores e colaboradores |
Salas para o trabalho acadêmico administrativo dos servidores |
Mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Salas de Reunião |
2 |
Reuniões |
Salas para reuniões dos diversos setores do campus |
Mesas, cadeiras, kit multimidia |
Salas de Docentes |
5 |
Sala acadêmica/administrativa |
Sala para atividades docentes de uso compartilhado |
Mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Salas de Coordenação de Curso |
2 |
Sala de orientação discente |
Sala para orientação aos discentes (uso coletivo) |
Mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Laboratórios de Artes |
3 |
Laboratório de Artes |
Laboratórios Corpo, Imagem e Movimento, Trabalhos Manuais |
Mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Laboratórios de Humanidades |
2 |
Laboratório de Humanidades |
Laboratório Multidisciplinar de Humanidades e Práticas Jurídicas |
Mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Laboratórios de Ciências |
20 |
Laboratório de Ciências |
Atividades de Ciências: Biologia, Oceanologia, Paleontologia, Química, Zoologia, outros |
Microscópios, lupas, vidarias, reagentes, redes, compressores, diversos. |
Auditórios |
3 |
Aulas e Palestras |
||
Varandas/Áreas de Eventos |
5 |
Area para atividades diversas |
Áreas cobertas com amplo espaço, com possibilidade de utilização para atividades acadêmicas e/ou eventos |
Mesas, cadeiras, outros de uso itinerante |
Biblioteca |
1 |
Acesso de livros: acervo físico ou virtual |
Ambiente de estudos que proporciona acesso à comunidade acadêmica a livros em formato físico ou virtual |
Livros, mesas, cadeiras, computadores, diversos |
Restaurante/cantina/ |
1 |
Alimentação e Lazer |
Ambiente para alimentação e lazer da comunidade acadêmica |
Mesas, cadeiras, alimentos, bebidas, diversos |
Salas Técnicas TIC |
6 |
Gestão de recursos e periféricos de TIC |
Áreas onde estão alocados equipamentos e cabos de TIC |
Cabos, switches, racks, servidores, telefonia, projetos, caixas de som com microfones, diversos |
Salas Técnicas Infraestrutura/Apoio e Utilidades |
20 |
Apoio de obras e manutenção |
Salas de apoio de obras/manutenção e serviços |
Bombas, ar-condicionado, quadros de distribuição, ferramentas, equipamentos, diversos |
Sanitários |
24 |
Higiene |
Banheiros com pelo menos 03 bacias sanitárias e mictórios |
|
Banheiros |
4 |
Higiene |
Banheiros individuais |
|
Copa |
2 |
Alimentação e Lazer |
Destinada ao suporte para alimentação de servidores e colaboradores |
Mesa, cadeira, geladeira, micro-ondas, fogão, diversos |
Sala Diretório Acadêmico Estudantil |
1 |
Uso discente |
Atividades da representação estudantil |
Mesa, cadeiras, diversos |
Sala de Recursos PCD |
1 |
Apoio PCD |
Apoio aos discentes PCDs e monitoria |
Máquina de escrever braile, computador e equipamentos para PCDS, diversos |
Estoque/Suprimentos |
3 |
Guarda de materiais e equipamentos |
Uso do patrimônio e suprimentos |
Guarda de equipamentos e materiais novos, usados ou em processo de descontinuidade |
As atribuições do Decanato seguem a Resolução UFSB Nº 017/2016:
Redes Sociais