Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IV SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS — Travessias decoloniais na Educação: Entre desafios e possibilidades transgressoras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IV SEMINÁRIO REGIONAL DE ENSINO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS — Travessias decoloniais na Educação: Entre desafios e possibilidades transgressoras

  • Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 15h10
  • Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 15h10
  • Acessos: 828

logo ufsb noticialogo ppger noticia

Em um panorama de enfrentamento à pandemia da covid-19, à intensa crise do capitalismo global e ao desgaste da democracia representativa brasileira, identificamos o quão urgente e propício é seguir pautando a educação como ferramenta de transgressão do status quo e emancipação de consciências e corpos que historicamente foram condicionados à exploração, marginalização e subalternidade.

Pensar a educação como alternativa à realidade desigual que estamos vivenciando tem exigido, para além de um enaltecimento generalizado da mesma, a estratégica sinalização de suas metodologias e objetivos. Ou seja, além de evocar a potência da educação, cabe apresentar nitidamente suas características, a quais demandas sócio-políticas esta deseja atender e por quais caminhos esta deve se estruturar.

Em vista disso, o IV Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-raciais com o tema Travessias decoloniais na Educação: Entre desafios e possibilidades transgressoras, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB – Campus Paulo Freire) é uma tentativa de corroborar com debates educacionais — de espaços formais e não-formais — que se propõem decoloniais, antirracistas, antisexistas, anti-imperialistas, anticapacitistas, democráticos, para a diferença e pela liberdade.

Nesse sentido, privilegiando o debate étnico-racial, o evento propõe-se interseccional na medida em que compreendemos que as opressões se consubstancializam. Desta forma, ao suscitar desafios e possibilidades de uma educação que se propõe transgressora e decolonial, almejamos provocar um encontro transdisciplinar de pesquisas que contemplem a diferença a partir da perspectiva de raça, etnia, gênero, sexualidades e inclusão, com participação aberta a toda comunidade.

O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, no formato online. ( O link do canal de transmissão será divulgado em breve no site).

 

INSCRIÇÕES

Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição: https://forms.gle/9UnCbRaJXc8XpSTJ6

Para mais informações, acessar ao site do evento: https://ppgercpf21.wixsite.com/my-site

registrado em:
Fim do conteúdo da página