20 de novembro: Nacional da Consciência Negra.
O Dia foi criado pela Lei 12.519/2011 com o intuito de propor uma reflexão sobre a superação das diferenças e a igualdade de oportunidades para todos, além demonstrar a contribuição da cultura negra em nossa sociedade.
Mas por que 20 de novembro?
A escolha de 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares (homem negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade), que faleceu nesse dia, no ano de 1695.
Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, no interior de Alagoas.
Sua vida de luta pela liberdade do povo negro e sua resistência à opressão e à escravidão fizeram de Zumbi um símbolo para a população negra e para toda a sociedade brasileira.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. MEC entende que data vai além do tema e propõe políticas de valorização étnico-racial no país. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-da-consciencia-negra
NATIONAL GEOGRAPHIC. Dia da Consciência Negra: o que é e por que se celebra em 20 de novembro, 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2023/11/dia-da-consciencia-negra-o-que-e-e-por-que-se-celebra-em-20-de-novembro
Redes Sociais