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Como Ter um Sono Saudável?

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h15 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h18 | Acessos: 100

Ei, estudante!😀

Você sabia que ter uma boa noite de sono é vital para a saúde cardiovascular?

O efeito positivo do sono não é apenas na saúde do coração, mas também nos hormônios do estresse, no sistema imunológico, na respiração e no estado mental. Já pessoas privadas de sono têm metabolismo mais lento e mais dificuldade em perder peso. Elas também têm dificuldade para querer se exercitar ou inserir de outros hábitos saudáveis no seu dia a dia.

Quer saber mais?😃

Então vem conferir nossa publicação! Essa iniciativa faz parte das ações de bem-estar, promovida pela Seção de Promoção à Saúde Estudantil/CQV/DACE/PROAF.😉

 

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Como Ter um Sono Saudável?

Cuide do que é essencial para a sua saúde

 

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Você sabe o que é o Life's Essential 8?

São as principais medidas para melhorar e manter a saúde cardiovascular, conforme definido pela American Heart Association (AHA). Os componentes do Life's Essential 8 incluem: dieta, atividade física, não exposição à nicotina, saúde do sono, índice de massa corporal (IMC), lipídios do sangue, glicemia e pressão arterial.

Uma melhor saúde cardiovascular ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, derrames e outros grandes problemas de saúde

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Ter uma boa noite de sono é vital para a saúde cardiovascular. Adultos devem almejar uma média de 7 a 9 horas de sono por dia. Já bebês e crianças precisam de mais horas de sono por dia, o que varia de acordo com sua idade. Estudos indicam que o sono excessivo ou insuficiente está associado a doenças cardíacas. O efeito da privação do sono pode trazer as seguintes consequências para o organismo:

 

Como o sono afeta sua saúde:

Doença cardíaca

Obesidade

Depressão

Pressão, glicemia e colesterol alto

Alterações cognitivas

 

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O efeito positivo do sono não é apenas na saúde do coração, mas também nos hormônios do estresse, no sistema imunológico, na respiração e no estado mental.

Benefícios do sono:

1 - Melhor função cerebral;

2 - Melhor reparo celular, de tecidos e vasos sanguíneos;

3 - Sistema imunológico mais forte;

4 - Mais energia, o que inclui: estado estado de alerta, tomada de decisão, concentração, aprendizado, memória e raciocínio;

5 - Menor risco de doenças crônicas.

 

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Dicas

Como organizar seu sono:

 

Reduza o tempo de tela à noite. Caso não seja possível, escureça a tela. A intensa luz azul da maioria dispositivos pode atrapalhar seu ritmo circadiano e a produção de melatonina.

Livre-se das notificações que possam te acordar à noite. Coloque o telefone no modo "silencioso" e bloqueie todas as notificações quando você estiver tentando dormir.

Os alarmes não são usados ​​apenas para acordar, defina um alarme para te lembrar a hora de ir dormir.

Carregue seu dispositivo o mais longe possível da cama. A distancia pode ajudar você a se sentir menos sobrecarregada/o.

 

Referência: AHA-American Heart Association. Life's Essential 8. How to get healthy sleep. Disponível em:  https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-lifestyle/lifes-essential-8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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