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Dicas de Ergonomia  para o Ensino Remoto

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h50 | Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 19h08 | Acessos: 826

Ei, estudante! Você presta atenção na sua postura quando está estudando ou trabalhando diante do computador?

A necessidade de isolamento social devido a pandemia pela COVID-19 levou a adoção de atividades remotas por diversas instituições e o estabelecimento de um novo ambiente de estudo e trabalho. É neste momento que os aspectos ergonômicos são de grande importância para o desenvolvimento de um ambiente que não traga riscos que possam comprometer o bem-estar do indivíduo.

Quando não respeitados os requisitos mínimos para o para o trabalho manual sentado, a postura incorreta pode desencadear problemas relacionados a lesões musculares, fadiga, câimbras e dores musculares.

Por entender que cuidados com a postura corporal contribui com o desenvolvimento da atividade universitária, o Setor de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/PROAF, trouxe algumas dicas posturais para a realização das atividades remotas.

Vem conferir!
Fonte: PINHEIRO, C. P. S.; TEIXEIRA, M. S.; QUADROS, F. G. S. Análise ergonômica do ambiente de estudo de discentes de um curso de pós-graduação, modalidade EAD. Scire Salutis, v.11, n.1, p.24-35, 2021. http://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0003

 

Dicas de Ergonomia  Para o Ensino Remoto

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Dica 1: Mantenha a borda superior do monitor alinhada com os olhos, mantendo a cervical reta.

 

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Dica 2: As articulações dos cotovelos, quadril, joelho e pés devem estar com a angulação de 90°, para facilitar a circulação do sangue pelo corpo.

 

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Dica 3: A coluna deve ficar reta, evitando curvaturas para frente ou para trás.

 

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Dica 4: Os Antebraços precisam ficar sempre apoiados na mesa, evitando apoiar apenas os punhos. Lembre-se que o mouse e o teclado, quando posicionados em linha reta, evita movimentos repetitivos ao oscilar entre um e outro.

 

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Dica 5: O ideal é que os pés fiquem apoiadas no chão. Se houver necessidade, utilize algum objeto como apoio. Observe se a altura da cadeira está ajustada de modo a não pressionar ou comprimir a parte posterior da coxa.

 

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Dica 6: Evite ficar sentado por tempo prolongado. Realize pequenos intervalos, levantando-se da cadeira e alterando a postura. O ideal é que, a cada 1 hora você fique em pé  por 10 minutos. Nesse tempo, você pode aproveitar para ir ao banheiro, beber água, se alongar.

 

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Referências:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Dicas de ergonomia proporcionam conforto e saúde no home office, 2020. Disponível em: https://www.pucrs.br/coronavirus/dicas-de-ergonomia-proporcionam-conforto-e-saude-no-home-office/

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFSM). Especialista dá dicas de ergonomia em home office, 2020. Disponível em: https://www.ufms.br/especialista-da-dicas-de-ergonomia-em-home-office/

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