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Por que reclamar de mais faz mal à saúde?

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2023, 10h39 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 10h41 | Acessos: 583

Ei, estudante!🤩

Você também fica cansada/o quando ouve as pessoas reclamando? 😞
Não se preocupe você não é a/o única/o.
O fato de ouvir reclamação de terceiras/os faz as pessoas se sentirem piores.

Isso é bastante comum quando encontramos pessoas que parecem nunca estarem satisfeitas, não é mesmo?😅

Mas você sabia que existe um limiar de reclamação?🤔

Isso mesmo!

Quer saber mais sobre o assunto?😃

Então vem conferir a publicação da ação de bem-estar elaborada pela Seção de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/PROAF.😉

 

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Por que reclamar faz mal à saúde?

Está muito quente

O ônibus demorou

A comida está ruim

Estou chateada/o

Está muito frio?

 

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A reclamação é uma expressão de insatisfação, vivenciada subjetivamente ou não, com o objetivo de extravasar emoções ou atingir objetivos intrapsíquicos, objetivos interpessoais ou ambos.

Geralmente, a reclamação acontece após uma situação negativa, como por exemplo: engarrafamento, atendimento ruim, comida ruim, frio, calor etc.

 

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Você já notou que algumas pessoas tendem a reclamar mais do que outras? Isso ocorre porque existe um “limiar de reclamação” que deve ser atingido antes que alguém decida reclamar.

controle que uma pessoa sente que tem em uma determinada situação; tolerância ao conflito; idade; desejo de se apresentar de forma positiva;

Mas o que impacta nesse limiar?

 

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Algumas pesquisas sugerem que o hábito de reclamar pode condicionar o cérebro para que essas orientações de pensamento específicas se tornem arraigadas e as transformem em pessoas que reclamam.

 

Quais os tipos de pessoas que reclamam?

Pessoas que parecem nunca estarem satisfeitas: Estas são conhecidas como queixosas crônicas. Elas têm a tendência de ruminar sobre os problemas e se concentrar nos contratempos em detrimento do progresso. Pessoas que desabafam: Desabafar é expressar insatisfação emocional. Ao mostrar sua raiva, frustração ou desapontamento, eles estão solicitando a atenção de seus confidentes. Essas pessoas são propensas a descartar conselhos e soluções propostas para seus problemas. Elas não estão procurando resolver nada, elas simplesmente querem validação. Pessoas que fazem reclamação instrumental: A reclamação instrumental prevê a resolução de problemas. São pessoas que se concentram no impacto do problema, na importância da mudança e cooperam para criar um plano de mudança.

 

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E qual o efeito de ouvir a reclamação?

Ao comparar o humor das pessoas antes e depois de ouvir uma reclamação, observa-se que o fato de ouvir queixas faz as pessoas se sentirem pior. Portanto, lembre-se: não se sinta obrigada/o a ouvir reclamação de outra pessoa.

 

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Observe: Pessoas mais alegres tendem a reclamar com mais atenção e consciência.

 

Referências: Psychology today. The Three Types of Complaining. 2017. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/significant-results/201706/the-three-types-complaining

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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