Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Calendário da Saúde > Julho Amarelo 2022 - Mês de luta contra as hepatites virais
Início do conteúdo da página

Julho Amarelo 2022 - Mês de luta contra as hepatites virais

Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 16h47 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 16h51 | Acessos: 722

É o Mês de realização da campanha contra as hepatites virais. Essa data foi criada em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As hepatites virais são a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas. Mas você sabia que a hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável? No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento.
Por isso, hoje, dia 28 de Julho, Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, a Seção de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/PROAF, elaborou um material para você saber mais sobre o tema.

1_rvs.png

Julho amarelo

Mês de luta contra as hepatites virais

 

2_jsv.png

O que são hepatites virais?

Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

 

3_nbv.png

Quais os tipos de hepatites virais?

Hepatite A

É uma infecção causada pelo vírus A da hepatite (HAV), também conhecida como “hepatite infecciosa”. A transmissão da hepatite A é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água não seguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

Formas de prevenção

A melhor forma de evitar a doença ocorre através de hábito higiênico e sanitário, como:

  • Lavar frequentemente as mãos;
  • Higienizar com água tratada e clorada os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 15 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumí-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;

 

4_bvu.png

Quais os tipos de hepatites virais?

Hepatite B

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Formas de prevenção

A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

 

5_kju.png

Quais os tipos de hepatites virais?

Hepatite C

É um processo infeccioso e inflamatório, causado pelo vírus C da hepatite (HCV) e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta segunda a forma mais comum. A transmissão do HCV pode acontecer por contato com sangue contaminado através do compartilhamento de agulhas, seringas, objetos para uso de drogas, equipamentos médicos, odontológicos e outros utilizados por manicures ou para tatuagem que não tenham sido devidamente esterilizados.

Formas de prevenção

Não existe vacina contra a hepatite C. Para evitar a infecção, é importante:

  • Não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.);
  • Usar preservativo nas relações sexuais.

 

6_wgp.png

Quais os tipos de hepatites virais?

Hepatite D

É uma infecção causada pelo vírus D da hepatite (HDV). A hepatite D, também chamada de Delta, está associada com a presença do vírus B da hepatite (HBV) para causar a infecção e inflamação das células do fígado.

Formas de prevenção

A imunização para hepatite B é a principal forma de prevenção da hepatite D. Outras medidas envolvem o uso de preservativo em todas as relações sexuais e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

 

7_zxe.png

 

Quais os tipos de hepatites virais?

Hepatite E

A hepatite E é uma infecção causada pelo vírus E da hepatite (HEV). O vírus da hepatite E é transmitido principalmente pela via fecal-oral e pelo consumo de água contaminada, em locais com infraestrutura sanitária precária.

Formas de prevenção

A melhor forma de evitar a doença é melhorando as condições de saneamento básico e de higiene, tais como as medidas para prevenir a hepatite do tipo A.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em http://www.aids.gov.br/hepatites

BRASIL Ministério da Saúde. “Julho Amarelo”: Mês de luta contra as hepatites virais. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página