Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Calendário da Saúde > Outubro Rosa 2022- Mês de Conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa 2022- Mês de Conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 13h59 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 14h05 | Acessos: 412

Outubro Rosa: Mês de Conscientização a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Vem ver o depoimento de Gabriela Ribeiro do Grupo "Se Toque" em Itabuna-BA.
Previna- se, cuide-se e se toque.
Quanto antes, melhor!

 

Outubro_Rosa_2022.png

 

Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente.
Como a mulher pode perceber a doença?
O sintoma do câncer de mama mais facilmente percebido é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Como prevenir?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas! Lembramos que embora mulheres são mais susceptíveis pessoas do sexo msculino também podem ser acometidos com a doença.

O que é o exame clínico das mamas?
É o exame das mamas realizado por profissional de saúde habilitado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a ultrassonografia e/ou mamografia.
O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Por isso, a importância de a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

O autoexame previne a doença?
O exame das mamas apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

O que mais posso fazer para evitar?
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades física (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

 

Referência: BRASIL. Ministério da Saúde - Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama – 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/

BRASIL. Ministério da Saúde - Outubro Rosa – Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama– 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama/

Fim do conteúdo da página