Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > SESSÃO ESPECIAL SOBRE O 13 DE MAIO COM A UFSB E CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO SEGURO
Início do conteúdo da página

SESSÃO ESPECIAL SOBRE O 13 DE MAIO COM A UFSB E CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO SEGURO

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 15h15 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h10 | Acessos: 1052

 SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO SEGURO JUNTO COM A UFSB PROMOVE DEBATE SOBRE O 13 DE MAIO

 

             Profa. Maria do Carmo Rebouças Prof. Richard Santos Coordenadores do GP PNC com os autores Prof. Epaminondas Castro e Thalita Reis Pesquisadores do GP PNC      Mesa do eventojpg     Professores com autorjpg

 

Sessão especial da Câmara de Vereadores do município de Porto Seguro, proposta pela Presidente, Vereadora Ariana Fehlberg Prates, em parceria com a UFSB, através do Decano do Centro de Formação em Artes e Comunicação, CFAC, Prof.Dr.Richard Santos,  coordenador do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, promoveu reflexão sobre o dia 13 de maio, alusivo a abolição da escravatura no país, comemorou a aproximação das instituições no território e reafirmou a importância da data para a análise e proposta de políticas públicas para a Maioria Minorizada brasileira.

Sob guarda-chuva do Programa de Extensão Jornada do Novembro Negro, o Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo tem promovido a extensão de suas atividades de pesquisa em intervenções para além dos muros universitários e adensado o contato das populações locais com o trabalho realizado junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino das Relações Étnico-raciais, PPGER-UFSB, o que têm-se refletido em maior interesse de candidatos/as para o programa na região. Consolidando assim os objetivos de integração, desenvolvimento e transformação territorial previsto pela UFSB desde sua inauguração.

 Com a presença de autoridades da região, como o Prefeito de Porto Seguro,  Jânio Natal,  do Vice-Prefeito Paulo César Onishi ( Paulinho Toa Toa), de secretários e superintendentes municipais e de representantes de movimentos sociais, a sessão foi aberta pela Presidente da Câmara Municipal Ariana Fehlberg e conduzida pelo Prof. Richard Santos que esteve na mesa ladeado também pelas Profas. Maria do Carmo Rebouças,  Pró-reitora de Pesquisa e Pós graduação da UFSB e co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, Profa. Lydiane Ferreira, representando o PPGER-UFSB, do Supervisor Pedagógico da Rede Municipal de Porto Seguro e Mestre pelo PPGER-UFSB Epaminondas Castro, que na ocasião lançou o livro " Fora da lei : Uma incursão sobre a lei 10.639/03 em três experiências de gestão pública na Costa do Descobrimento. E da professora da Rede Municipal de Porto Seguro e Mestra pelo PPGER-UFSB Thalita Santos Reis, que na ocasião também lançou o livro " Resistência e Re[existência] de professoras negras em Porto Seguro: Trajetórias e inscrições de raça e gênero na docência.

 O coquetel de lançamento das duas obras publicadas pelo Selo Pensamento Negro Contemporâneo, parceria do GP-PNC com a editora Telha, encerrou as atividades e coroou o momento como significativo ato de reflexão e transformação na práxis.

 

Crédito das fotos: João Cordeiro – ASCOM-PMPS e Aelson Souza Cardoso - Repórter Fotográfico da Rádio Porto Brasil FM

 

Público presente

 

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página