Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Instituto de Promoção da Igualdade (IPI) - APOIO À ECONOMIA CRIATIVA LOCAL
Início do conteúdo da página

Projeto do Instituto de Promoção da Igualdade (IPI) - APOIO À ECONOMIA CRIATIVA LOCAL

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 18h18 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 18h18

Projeto do Instituto de Promoção da Igualdade (IPI) está com inscrições abertas para selecionar grupos artísticos ou culturais do Litoral Sul que receberão kits de equipamentos e formação.

 

APOIO À ECONOMIA CRIATIVA LOCAL

Projeto do Instituto de Promoção da Igualdade (IPI) está com inscrições abertas para selecionar grupos artísticos ou culturais do Litoral Sul que receberão kits de equipamentos e formação

O Litoral Sul da Bahia é uma região rica de talentos, manifestações e grupos artísticos e culturais. Entretanto, o período da pandemia afetou drasticamente o setor da economia criativa, que atualmente precisa de apoio para manter suas atividades. Mesmo antes da pandemia, esses grupos - compostos por artistas, produtores e técnicos - já sofriam com problemas de estrutura física, com a falta de recursos para adquirir equipamentos de qualidade e com a informalidade dos seus agentes.

Neste contexto, o Instituto de Promoção da Igualdade (IPI), lançou o projeto Economia Criativa Independente - Caminhos para o Trabalho Decente, que está com inscrições abertas e vai selecionar 25 grupos artísticos ou culturais do Território de Identidade Litoral Sul para receberem kits de equipamentos e receberem consultorias formativas específicas.

"O projeto pretende estimular a geração de renda e a formalização dos grupos artísticos da região, criando possibilidades para aquecer a economia regional e criar oportunidades para a juventude local, sobretudo a que vive em situação de vulnerabilidade social", explica Gilson Costa, presidente do IPI.

 

Ciclo Aberto de Formação 

O projeto deseja incentivar a Agenda do Trabalho Decente da Bahia, difundindo essa importante política pública regional que atua nos vinte e sete territórios de identidade do estado baiano. Almejando alcançar pelo menos 100 agentes culturais do território de identidade Litoral Sul da Bahia, o IPI deseja incentivar a criatividade regional e estimular a economia cultural local. Por conta disso, o projeto prevê a realização de oficinas, debates e rodas de conversa abertas ao público - aproximando agentes culturais interessados através de ciclo de formação gratuito. 

As Oficinas e Debates estão acontecendo durante todo o dia desde a abertura do projeto (22/10) no Colégio Jorge Amado (Loteamento Jardim Grapiúna - Rod. Jorge Amado, Quadra A - 1º Andar - Centro, Itabuna - BA, 45600-812). Os temas são variados: Economia Criativa na Bahia; Trabalho, Esporte e Cultura na Bahia; Agenda do Trabalho Decente; e Direitos Humanos. 

Já as Rodas de Conversa estão sendo realizadas de forma virtual,  no GoogleMeet e podem ser acessadas através do link: https://meet.google.com/ymn-mxqa-wpq. As rodas acontecem nos dias 20, 21, 24 e 25/10, buscando discutir os seguintes temas, respectivamente: Cooperativismo, Estado e Iniciativa Privada, Arte Independente e Organizações Sociais. Em cada roda serão convidadas figuras de referência desses setores de formalização do trabalho na economia criativa baiana e brasileira.   

A partir desse ciclo aberto de formação, o IPI pretende despertar os agentes e produtores para a profissionalização e a articulação cultural, debatendo problemas concretos enfrentados por eles, bem como estimular a inscrição de projetos dos grupos artísticos do Litoral Sul para receber os kits e consultorias oferecidas. 

 

Kits e inscrição

As inscrições seguem até o dia 6 de novembro e os grupos que tiverem interesse em participar da seleção precisam ler o regulamento e preencher um formulário, ambos estão disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/mobile/folders/19PqfSxZn3iTWsBXArc6Ta8TxJHUurWlu?usp=sharing.

Os kits trazem equipamentos de ponta e estão divididos em sete áreas: iluminação cênica, sonorização de rua, ilha de edição, som direto, home studio, serigrafia e impressão 3D, sendo que cada grupo selecionado receberá um desses. 

O projeto tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Esporte, Emprego e Renda, sob financiamento do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (FUNTRAD), que é um mecanismo de financiamento público, com recursos advindos principalmente de multas trabalhistas, buscando estimular a formalização e a melhoria das condições de trabalho.

Todas essas informações estão disponíveis no Facebook e no Instagram do Instituto de Promoção da Igualdade: https://www.instagram.com/ipi.itabuna/  e https://www.facebook.com/profile.php?id=100084585527173

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página