Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > CIPCI - Congresso de Iniciação a Pesquisa, Criação e Inovação > 7º Congresso de Iniciação a Pesquisa, Criação e Inovação
Início do conteúdo da página

7º Congresso de Iniciação a Pesquisa, Criação e Inovação

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 21h31 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 19h01 | Acessos: 638

 Captura_de_Tela_2023-08-21_às_10.03.20.png

 

O CIPCI

O Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação da UFSB (CIPCI) é o evento institucional dedicado à apresentação dos projetos participantes do PIPCI – Programa de Iniciação a Pesquisa, Criação e Inovação da UFSB. O PIPCI disponibiliza bolsas de iniciação científica e tecnológica das agências FAPESB e CNPq, além das cotas financiadas pela própria UFSB; há também a participação por meio de cotas voluntárias. 

Desde 2015, a participação no CIPCI, além de representar uma contrapartida ao fomento concedido na forma de bolsas, possui o caráter de incentivo às atividades de pesquisa e de formação dos estudantes das diferentes Unidades Acadêmicas da UFSB. 

Nesta 7o edição, mais uma vez, o CIPCI constitui-se como um espaço de socialização e difusão das atividades de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Sul da Bahia para toda a comunidade acadêmica, através de apresentações on-line. 

 

Informações sobre o Evento:

  • Onde e Quando?

Entre os dias 13 e 16/12 de 2021, o CIPCI acontecerá de maneira virtual nos três campi da UFSB: Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas); Campus Jorge Amado (Itabuna); Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro). A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB e as Coordenações Locais organizam este evento, com o apoio da Pró-reitora de Tecnologia da Informação e Comunicação - PROTIC e a As administrações de cada Campus.

  • Quem participa?

Os/As Estudantes que concluíram em 2021 sua participação no PIPCI, tanto com cotas remuneradas quanto cotas voluntárias: esse(a)s estudantes apresentam oralmente seus planos de trabalho desenvolvidos e os resultados obtidos durante o percurso do PIPCI. A participação do(a) estudante no CIPCI é pré-requisito para obtenção da certificação no Programa.

Os/As Docentes-orientadore(a)s contemplados com as cotas, remuneradas ou voluntárias, do PIPCI: esse(a)s docentes acompanham seus/suas orientado(a)s nas apresentações orais. A presença do orientador no momento da apresentação é imprescindível.  

  • Apresentações 

O 7º CIPCI será constituído por bancas avaliadoras compostas por dois docentes da UFSB. A participação dos professore(a)s orientadores(a)s como avaliadores nas bancas de outros estudantes é parte das obrigações assumidas por esses docentes ao ingressarem no PIPCI.

Os estudantes são avaliados por dois docentes avaliadores, com base em duas dimensões: o trabalho final escrito, submetido pelos estudantes (e revisado pelos orientadores) previamente no SIGAA. Além das apresentações orais, e da avalições - oral e escrita - por parte dos docentes-avaliadores da UFSB, o CIPCI recebe a visita de avaliadores nomeados junto ao CNPq, os quais avaliam o evento e o PIPCI da UFSB de forma geral. 

 

Estudantes e Orientadore(a)s

Acesse orientações gerais a estudantes e orientadore(a)s

Convocação para o 7º CIPCI

Orientações de apresentação para estudantes e docentes-orientadores

Modelo de apresentação editável (template)

Vídeo-tutorial para acesso à sala virtual MConf/RNP no Telefone Celular

Tutorial para acesso a sala virtual MConf/RNP - via computador

 

Bancas de apresentação e avaliação

Acesse os dias e horários das bancas de cada participante do CIPCI

 Apresentações e avaliações - Campus Jorge Amado (Itabuna)

Apresentações e avaliações - Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Apresentações e avaliações - Campus Sosígenes Costas (Porto Seguro)

 

Programação de Encerramento: 

Campus Jorge Amado 

Campus Paulo Freire

Campus Sosígenes Costa

 

 Capítulo Selecionados do 7º CIPCI:

Este livro reúne os dez capítulos apresentados mais bem avaliados no 7º CIPCI e representam um recorte importante das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas entre docentes e discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia, em nosso Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação.

Esses trabalhos, junto com os outros noventa também apresentados no 7o CIPCI, representam o empenho de nossa comunidade acadêmica na formação de jovens pesquisadores no âmbito da graduação, reforçando o compromisso da UFSB com o desenvolvimento regional nos campos da educação, ciência e tecnologia.

 

Comissão Organizadora:

Coordenadora no Campus Sosígenes Costas (CSC), Porto Seguro, BA
Profa. Dra. Angela Maria Garcia
Contato: cipci.csc@ufsb.edu.br


Coordenadora no Campus Jorge Amado (CJA), Itabuna, BA
Profa. Dra. Jane Mary de Medeiros Guimaraes
Contato: cipci.cja@ufsb.edu.br


Coordenador no Campus Paulo Freire (CPF), Teixeira de Freitas, BA
Prof. Dra. Joanna Maria dos Santos Neves
Contato: cipci.cpf@ufsb.edu.br


Coordenadora na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG
Profa. Dra. Angela Sivalli Ignatti
Contato: cpq@ufsb.edu.br


Coordenador Adjunto na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação - PROPPG 
Prof. Dr. Fabricio Lopes Carvalho
Contato: dpci@ufsb.edu.br


Comissão Interna de Avaliação Institucional do 7º. CIPC
Prof. Dr. João Carlos Medeiros – Bolsista de Produtividade do CNPq
Prof. Dr. Luiz Fernando Silva Magnago – Bolsista de Produtividade do CNPq


Comissão Externa de Avaliação Externa do 7º. CIPCI para o CNPq

 

 

Fim do conteúdo da página