Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da UFSB participa de Hackathon e-Agro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe da UFSB participa de Hackathon e-Agro

  • Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 16h03
  • Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 16h19

Entre os dias 17 e 20 de novembro de 2021 foi realizado a e-Agro, em Teixeira de Freitas- BA. O evento é uma ação que integra a cadeia produtiva do extremo sul e o ecossistema de inovação. Esse ano o Garoa Habitat promoveu junto com o SEBRAE Bahia um HACKATHON, que contou com equipes em busca de soluções INOVADORAS e TECNOLÓGICAS para o agro.

A equipe Alfa, formada por Bento Santos de Junior, Giovanna Gamam, Talia Ribeiro, discentes do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFSB, além do Hermano Cardoso, Engenheiro de Produção (integrante externo, formado na Faculdade do Sul da Bahia) e Luan Alves, Engenheiro de Controle e Automação (integrante externo, formado na Faculdade do Sul da Bahia), ficaram em segundo lugar em um Hackathon! (na imagem, aparecem da esquerda para a direita).

O projeto apresentado e desenvolvido pela equipe Alfa consiste em uma inovação baseada no tensiômetro agrícola, ferramenta que no ano de 2022 completa 100 anos da data de criação. Por meio de um sensor e uma placa controladora, tornou-se possível realizar um manejo inteligente aplicando a água na hora e quantidade certa, além de acionar a irrigação de forma automática.

O projeto foi denominado de SAMI (Sistema Automatizado para Manejo da Irrigação), com o foco em solucionar o problema de pastagens em encharcadas por conta do excesso de irrigação. Resolve um ponto que é geralmente resolvido de modo empírico pelos produtores. O SAMI faz com que ocorra uma sincronia do tempo, irrigando no tempo e na quantidade certa a cultura e ao solo correspondente, otimizando o sistema como um todo de produção de forragem. O SAMI otimiza a alimentação animal, promove melhor uso e ocupação do solo, reduz perdas por lixiviação dos nutrientes e garante eficácia no sistema de pastejo rotacionado e os ganhos e rentabilidade ao produtor. O SAMI é capaz de responder os dois grandes dilemas da irrigação: quando e quanto irrigar.

O SAMI otimiza o uso de energia com bombeamento, com uso racional e otimizado às condições do campo, reduz mão-de-obra, incrementa comodidade e automação no sistema de produção, melhora o uso e ocupação do solo e água, além de ser um ambiente mais sustentável e rentável por área de uso.

Parabéns a equipe Alfa pelo sucesso e pela tecnologia desenvolvida! Sucesso!

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página