Calendário
Nesta página estão as atividades e seus prazos previstos para execução.
Calendário de Manutenções de Serviços de TIC
*sob responsabilidade da Dastic
Como parte das ações de estruturação e estabelecimento dos Serviços de TIC da UFSB, a Dastic apresenta a seguir o Calendário de Manutenções de Serviços de TIC, de modo que a Comunidade UFSB possa ter conhecimento do trabalho realizado nessa área, e haja maior previsibilidade quanto às ações que podem provocar interrupções de Serviços de TIC.
As manutenções para operação dos Serviços de TIC dividem-se em três categorias:
Ordinárias
São manutenções de grande porte que podem causar impacto em todos os Serviços de TIC por períodos prolongados. São previstas e ciclicamente definidas para permitir que as pessoas e os setores possam realizar planejamentos em seu funcionamento e sofrer menor impacto em função das interrupções. Estas ações serão geralmente executadas com planejamento para redução do período de parada e não devem causar outros impactos além da interrupção dos Serviços de TIC temporariamente.
- Ocorrerão a cada 4 meses, seguindo o fluxo de quadrimestres das UFSB, havendo preferência para períodos sem aulas e de baixo impacto administrativo;
- Estão pré-programadas para ocorrer em Janeiro/Fevereiro, Maio/Junho e Setembro/Outubro, sendo datas possíveis de agendamento dentro deste intervalo pré-definido de 2 meses;
- Serviços atingidos pelas manutenções ordinárias: Plataformas de Virtualização, Firewalls e Serviços de Segurança da Informação aos Usuários, Firmwares de dispositivos e Outros Sistemas Basilares, tais como versões de sistemas operacionais;
- Calendário publicado, com dois ou três avisos emitidos com dias de antecedência;
- O período da manutenção será publicado em horário expandido, sendo confirmada a duração real dependendo do cenário no momento da emissão dos avisos;
*sob responsabilidade da Dastic
Como parte das ações de estruturação e estabelecimento dos Serviços de TIC da UFSB, a Dastic apresenta a seguir o Calendário de Manutenções de Serviços de TIC, de modo que a Comunidade UFSB possa ter conhecimento do trabalho realizado nessa área, e haja maior previsibilidade quanto às ações que podem provocar interrupções de Serviços de TIC.
As manutenções para operação dos Serviços de TIC dividem-se em três categorias:
Ordinárias
São manutenções de grande porte que podem causar impacto em todos os Serviços de TIC por períodos prolongados. São previstas e ciclicamente definidas para permitir que as pessoas e os setores possam realizar planejamentos em seu funcionamento e sofrer menor impacto em função das interrupções. Estas ações serão geralmente executadas com planejamento para redução do período de parada e não devem causar outros impactos além da interrupção dos Serviços de TIC temporariamente.
- Ocorrerão a cada 4 meses, seguindo o fluxo de quadrimestres das UFSB, havendo preferência para períodos sem aulas e de baixo impacto administrativo;
- Estão pré-programadas para ocorrer em Janeiro/Fevereiro, Maio/Junho e Setembro/Outubro, sendo datas possíveis de agendamento dentro deste intervalo pré-definido de 2 meses;
- Serviços atingidos pelas manutenções ordinárias: Plataformas de Virtualização, Firewalls e Serviços de Segurança da Informação aos Usuários, Firmwares de dispositivos e Outros Sistemas Basilares, tais como versões de sistemas operacionais;
- Calendário publicado, com dois ou três avisos emitidos com dias de antecedência;
- O período da manutenção será publicado em horário expandido, sendo confirmada a duração real dependendo do cenário no momento da emissão dos avisos;
Devido à natureza das ações de preparação, que ocorrem antes da data efetivamente marcada, algumas situações não podem ser revertidas, impossibilitando a transferência da data da manutenção. Por essa razão, eventuais pedidos de adiamento devem ocorrer com pelo menos 15 dias de antecedência.
Extraordinárias
São manutenções de qualquer porte, realizadas de forma emergencial, quando houver grave risco à Segurança da Informação ou de interrupção não programada dos Serviços de TIC da UFSB, conforme avaliação da Coordenação de Segurança da Informação ou da Coordenação de Gestão de Redes e Aplicativos.
- Podem ocorrer a qualquer tempo, visam corrigir graves falhas de segurança independente do impacto que possam causar na interrupção dos serviços para essa correção, visto que a premissa é que o risco da pausa seja inferior ao risco de operar com as falhas a descoberto;
- Publicação dos motivos em tempo oportuno, preferencialmente 2 ou 3 dias antes da manutenção com avisos emitidos conforme gravidade, podendo em casos extremos ser de apenas algumas horas, ou mesmo serem emitidos a posterior;
- A gravidade pode ser avaliada por quaisquer equipes de TIC, sendo necessário o acionamento da Dastic para emissão do aviso emergencial e definição do tempo mínimo de espera;
- Será avaliada emissão de aviso via aplicativo, SMS e outros mensageiros de modo a possibilitar reduzir o tempo entre a efetiva visualização da informação pela comunidade e a ação;
Rotina
São manutenções de pequeno porte, pequenas correções de baixo impacto na estrutura de TIC. Nesses casos, são realizadas manutenções cujo impacto seja breve e apenas em pequena parcela dos Serviços de TIC. Nesses casos pode haver ou não informação à Comunidade UFSB da interrupção, dependendo do impacto que possa causar. A exemplo, há alguns Serviços de TIC que operam em modo redundante, ou seja, possuem mais de um ponto de fornecimento, de modo que a manutenção de um dos pontos não causará interrupção do Serviço de TIC em questão. Este tipo de manutenção ocorre a todo momento, em alguns casos pontuais, de forma automatizada.
- Manutenções de baixo impacto, que podem ser realizadas a qualquer tempo, desde que a interrupção seja pequena em termos de tempo previsto e de serviços afetados;
- Não são publicadas, mas podem ser emitidos avisos de instabilidade ou breve interrupção;
- Atualização de versões de pacotes, softwares, reinicialização pendente do sistema, ajuste de hardware, roteamento, entre outros;
Próximas Manutenções Ordinárias
Extraordinárias
São manutenções de qualquer porte, realizadas de forma emergencial, quando houver grave risco à Segurança da Informação ou de interrupção não programada dos Serviços de TIC da UFSB, conforme avaliação da Coordenação de Segurança da Informação ou da Coordenação de Gestão de Redes e Aplicativos.
- Podem ocorrer a qualquer tempo, visam corrigir graves falhas de segurança independente do impacto que possam causar na interrupção dos serviços para essa correção, visto que a premissa é que o risco da pausa seja inferior ao risco de operar com as falhas a descoberto;
- Publicação dos motivos em tempo oportuno, preferencialmente 2 ou 3 dias antes da manutenção com avisos emitidos conforme gravidade, podendo em casos extremos ser de apenas algumas horas, ou mesmo serem emitidos a posterior;
- A gravidade pode ser avaliada por quaisquer equipes de TIC, sendo necessário o acionamento da Dastic para emissão do aviso emergencial e definição do tempo mínimo de espera;
- Será avaliada emissão de aviso via aplicativo, SMS e outros mensageiros de modo a possibilitar reduzir o tempo entre a efetiva visualização da informação pela comunidade e a ação;
Rotina
São manutenções de pequeno porte, pequenas correções de baixo impacto na estrutura de TIC. Nesses casos, são realizadas manutenções cujo impacto seja breve e apenas em pequena parcela dos Serviços de TIC. Nesses casos pode haver ou não informação à Comunidade UFSB da interrupção, dependendo do impacto que possa causar. A exemplo, há alguns Serviços de TIC que operam em modo redundante, ou seja, possuem mais de um ponto de fornecimento, de modo que a manutenção de um dos pontos não causará interrupção do Serviço de TIC em questão. Este tipo de manutenção ocorre a todo momento, em alguns casos pontuais, de forma automatizada.
- Manutenções de baixo impacto, que podem ser realizadas a qualquer tempo, desde que a interrupção seja pequena em termos de tempo previsto e de serviços afetados;
- Não são publicadas, mas podem ser emitidos avisos de instabilidade ou breve interrupção;
- Atualização de versões de pacotes, softwares, reinicialização pendente do sistema, ajuste de hardware, roteamento, entre outros;
Próximas Manutenções Ordinárias
Período | Data Prevista | Situação |
Janeiro/Fevereiro | 12 e 13 de Janeiro de 2023 | Prevista |
Maio/Junho | 18 e 19 de Maio de 2023 | Prevista |
Setembro/Outubro | 14 e 15 de Setembro de 2023 | Prevista |
Manutenções Executadas em 2022 | ||
Janeiro/Fevereiro | 12 e 13 de Fevereiro de 2022 | Executada |
Maio/Junho | 21 e 22 de Maio de 2022 | Executada |
Setembro/Outubro | 22 e 23 de Setembro de 2022 | Prevista |
Manutenções Executadas em 2021 | ||
Janeiro/Fevereiro | 27 e 28 de Fevereiro de 2021 | Executada |
Maio/Junho | 15 a 19 de Julho de 2021** | Executada |
Setembro/Outubro | 09 e 10 de Outubro de 2021 | Executada |
* sempre a partir das 08h do primeiro dia às 16h do dia seguinte
** executada em conjunto com a Migração do DC para Nova Sede da Reitoria
Calendário de Compras e Contratações
* recursos relacionados À DASTIC, em planejamento
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